terça-feira, 6 de novembro de 2012

1929 - QUINTA-FEIRA NEGRA


Também conhecido como Grande Quebra e Quebra do Mercado de Ações de 1929, o dia 29 de outubro de 1929 viu o crash do mercado de ações mais devastadora na história dos Estados Unidos, levando em consideração a extensão e a duração de suas consequências. O crash marcou o início de 12 anos da Grande Depressão, que afetou todos os países ocidentais industrializados.

Em setembro de 1929, o índice Dow Jones, que avalia o mercado, registrou o pico máximo e o mercado começava a sentir que uma queda poderia se aproximar. Com isso, o volume dos negócios havia diminuído, até a situação ficar insustentável. Começava a crise de 1929. Os acionistas colocavam suas ações a venda e como havia poucos compradores, os preços das ações caíram. Por falta de recursos, empresas demitiam seus funcionários, que ficavam sem emprego. Bancos e fábricas faliam e os efeitos da crise se espalharam pelo mundo.

No dia 24 de outubro de 1929, que ficou conhecida como Quinta-Feira Negra, ocorreu o crash (quebra) da bolsa de valores de Nova York. Nesse dia, as bolsas perderam 11% do seu valor em negociações muito fortes. Vários líderes banqueiros da Wall Street se reuniram para encontrar uma solução para o pânico e caos no pregão. O encontro contou com Thomas Lamont, chefe interino do Morgan Bank, Albert Wiggin, chefe do Chase National Bank e Charles E. Mitchell, presidente do National City Bank of New York. Eles escolheram Richard Whitney, vice-presidente da Bolsa, para agir em seu nome. Com os banqueiros e seus recursos financeiros, Whitney colocou uma oferta de compra de um grande bloco de ações na U.S. Steel a um preço bem acima do mercado e muitos investidores de ações quiseram vender rapidamente suas ações. 6.091.870 títulos financeiros foram rapidamente vendidos no mesmo dia, tornando-se o terceiro maior volume de negócios da história da bolsa.

Essa quebra fez com que empresas e bancos fossem a falência e o valor das bolsas caiu muito de um dia para o outro. Essa quebra repercutiu na maior parte dos países capitalistas. Muitas pessoas perderam o emprego, havia pânico entre as pessoas, levando algumas ao suicídio, inclusive 11 especuladores da bolsa. O desemprego aumentou a produção industrial americana ficou reduzida a 54%. O mercado perdeu mais de 30 bilhões de dólares em dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário