quarta-feira, 7 de novembro de 2012

2000 - FRAUDE FOTOGRÁFICA

Matéria de capa do "The New York Times", de 30 de setembro de 2000, falava de palestinos agredidos no Monte do Templo e era ilustrada por uma foto onde um jovem aparecia com a cabeça sangrando.
De repente, uma reviravolta. O jovem que aparece na foto procurou as autoridades e disse: “Sou judeu, moro em Chicago, meu nome é Tuvia Grossman e eu fui atacado por palestinos durante uma visita à Jerusalém. O soldado que aparece na foto estava me defendendo do ataque e devo a ele minha vida. O sangramento deve-se aos ferimentos feitos pelos palestinos que me atacaram”.
Envergonhado, o Times pediu desculpas pelo “equívoco” e publicou a foto inteira, sem cortes.
_______________________________________________________________________________________________________________

1999 – ALBÂNIA
Carol Guzy, Michael Williamson e Lucian Perkins (“The Washington Post”) * Pulitzer


Durante os conflitos entre sérvios, albaneses e kosovares na antiga Iugoslávia em 1999, muitas famílias (especialmente as interétnicas) acabaram separadas pela guerra e presas em campos de prisioneiros. A imagem mostra o reencontro do jovem refugiado muçulmano Agim Shala, de apenas 2 anos, com seus avós presos em um campo albanês na cidade de Kukes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário