terça-feira, 6 de novembro de 2012

1975 - WLADMIR HERZOG


A trágica foto do falso suicídio do jornalista brasileiro Vladimir Herzog tornou-se um símbolo da repressão da ditadura militar. A imagem foi feita em 25 de outubro de 1975. Mais de três décadas depois, o fotógrafo Silvaldo Leung Vieira, autor do registro, afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo, ter sido usado pela ditadura para forjar uma cena de suicídio. ________________________________________________________________________________________________________________


1975 - LULL IN THE BATTLE
de Gerald H. Gay (Seattle Times) * Pulitzer


Em 1975, na categoria "Spot News", Gerald Gay venceu com a fotografia de quatro bombeiros exaustos após combater um incêndio.

_________________________________________________________________________________________


1975 - FIRE ON MARLBOROUGH STREET
Stanley Forman * Pulitzer


Em 22 de julho de 1975, em Boston, uma garota de 19 anos, Diana Bryant, e sua afilhada, Tiare Jone, de 2 anos, estavam presas num prédio em chamas.

O fotógrafo Stanley J. Forman, trabalhando para o jornal “Boston Herald American”, ouviu uma mensagem de emergência na frequência de rádio da polícia: “Incêndio na Marlborough Street!”. Quando chegou ao local, viu o bombeiro Robert O'Neill protegendo-as das chamas com uma escada de incêndio enquanto tentava chegar mais perto para resgatá-las. Então, a escada de incêndio despencou. Enquanto as duas caíam desamparadas, Forman captava as trágicas imagens.

Apesar dos esforços heroicos do bombeiro, Diana não resistiu aos ferimentos, morrendo no local, mas Tiare sobreviveu à queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário