terça-feira, 6 de novembro de 2012

1965 - GAROTA DE IPANEMA



De acordo com a editora do grupo Universal, “Garota de Ipanema” é a segunda canção mais executada da história, atrás de “Yesterday”, dos Beatles.

Alguns dizem que a letra foi composta na mesa do bar Veloso na orla da zona sul carioca, enquanto Tom Jobim e Vinicius de Moraes viam Helô Pinheiro, a verdadeira “Garota de Ipanema” ir a caminho do mar. Outros estudiosos musicais, entretanto, contam que Vinicius escreveu a letra em Petrópolis, em sua casa, para a melodia que Tom compôs em seu apartamento na Rua Barão da Torre, em Ipanema.

Composta em 1962, ela já ganhou pelo menos 170 versões, que foram registradas por gente como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Madonna, Cher, Sepultura e, mais recentemente, por Amy Winehouse, que a gravou em seu último trabalho, lançado após sua morte, o álbum 'Amy Winehouse Lioness: Hidden Treasures'.

Era começo dos anos 1960 e Tom Jobim e Vinicius de Moraes passavam as tardes naquele que eles batizaram de “nosso posto de observação”, o então Bar Veloso, no cruzamento da Rua Montenegro com Prudente de Morais, em Ipanema. Até que um dia repararam no balanço de uma menina que vinha e passava em direção ao mar. Era Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, a Helô, que morava no número 22 da Rua Montenegro, próximo ao bar. Nascia ali a canção. O lugar acabou mudando de nome e hoje se chama 'Bar e Restaurante Garota de Ipanema' e a Rua Montenegro agora é Rua Vinicius de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário