terça-feira, 6 de novembro de 2012

1954 - CONSTRUÇÃO DA DISNEYLAND


A história começou em um domingo, quando, ao visitar o Griffith Park, em Los Angeles, com suas filhas, Walt Disney imaginou um parque temático em que houvesse atividades tanto para as crianças, quanto para os pais, e, assim, eles pudessem se divertir juntos. Esse sonho se tornaria realidade muitos anos depois.

Walt Disney já era um empresário de sucesso: nas décadas de 1920 e 1930, tinha se tornado conhecido através de seus personagens, Mickey Mouse e Pato Donald, e era cofundador da Walt Disney Company, uma empresa de mídia e entretenimento que havia criado com seu irmão, Roy Disney. Mas, devido à 2ª Guerra Mundial, o parque só começou a ganhar vida a partir de 1953, com a escolha do local onde seria construído: um terreno de mais de 640 m² na pequena cidade de Anaheim, no Orange County, na Califórnia. Em 1954, a construção do parque finalmente começou. Ele custou, originalmente, 17 milhões de dólares.

Finalmente, em 17 de julho de 1955, a Disneylândia foi inaugurada, e os primeiros visitantes foram convidados especiais, que receberam convites para participar (mesmo assim, 22.000 pessoas a mais entraram na inauguração com ingressos falsos). A cerimônia de inauguração foi transmitida ao vivo pelo canal ABC e recebeu diversas celebridades, como Frank Sinatra, Ronald Reagan e o governador da Califórnia.

Foi o primeiro parque idealizado por Walt Disney. Logo após ter sido inaugurado, o parque trouxe um lucro extraordinário. A Disneylândia recebeu em 2010 mais de 14 milhões, que gastaram um total próximo a três bilhões de dólares. Vários anos depois da inauguração da Disneyland, a Walt Disney Company construiu grandes parques temáticos na Flórida, França, Japão e Hong Kong. Desde a sua inauguração, o parque de Anaheim já recebeu mais de 515 milhões de visitantes, incluindo chefes de estado e membros da realeza europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário