1924 - ABERTURA DA MGM SENDO FILMADA
A MGM (Metro-Goldwyn-Mayer Inc.) é uma empresa norte-americana de
comunicação de massa, envolvida principalmente com produção e distribuição de
filmes e programas televisivos. A MGM foi fundada em 1924 quando o empresário
do ramo do entretenimento, Marcus Loew, adquiriu o controle da Metro Pictures,
da Goldwyn Pictures Corporation e da Louis B. Mayer Pictures.
O slogan oficial do estúdio é "Ars Gratia Artis", uma frase
em latim que significa “Arte pela Arte”. Ela foi escolhida por Howard Dietz, chefe
de publicidade do estúdio em 1924. A logo do estúdio é um leão rugindo envolto
por um circulo com o lema do estúdio inscrito. A logo, que apresenta "Leo,
o leão," foi criada por Dietz em 1916 para a Goldwyn Pictures e foi usada
mais tarde em 1924 para representar a MGM. Dietz baseou-se no mascote símbolo
da Columbia University, que tinha como animal um leão. Originalmente
silencioso, o som do rugido de Leo foi adicionado aos filmes pela primeira vez
em agosto de 1928. O slogan popular do estúdio é "more stars than there
are in heaven"( mais estrelas que as que estão no firmamento), uma
referência ao grande número de estrelas de cinema que tinham contrato com
estúdio na década de trinta. Esse segundo slogan também foi criado por Deitz, e
foi provavelmente usado pela primeira vez em 1932. O nome METRO-GOLDWYN-MAYER
foi usado pela primeira vez em 1924 e foi registrado como marca no começo da
década de sessenta.
Em 1924, o magnata de salas de cinema Marcus Loew comprou a Metro
Pictures Corporation (fundada em 1916) e a Goldwyn Pictures (fundada em 1917)
para assegurar o fornecimento constante de filmes para a sua cadeia de salas de
cinema, a Loews Cineplex Entertainment. Todavia, essas compras trouxeram a
necessidade de alguém para comandar seus negócios em Hollywood, já que seu
assistente mais antigo, Nicholas Schenck era necessário em New York para
administrar os cinemas. Loew resolveu a questão após comprar a Mayer Pictures
em 16 de abril de 1924. Devido ao seu trabalho e sucesso como produtor, Louis
B. Mayer foi feito vice-presidente da nova empresa e chefe das operações do
estúdio na Califórnia, com Harry Rapf e Irving Thalberg como diretores de
produção. Embora Loew's Metro fosse o sócio majoritário, a nova empresa herdou
os estúdios da Goldwyn em Culver City, Califórnia, e o então ex-mascote da
Goldwyn; Leo, o leão (que substitui o antigo símbolo da Metro, um papagaio),
além ainda do slogan da corporação, Ars Gratia Artis Art for Art's Sake.
Nenhum comentário:
Postar um comentário