1937 – PORSCHE E SEU FUSCA
No dia 22 de junho de 1934, Ferdinand Porsche recebeu uma ordem do
terceiro Reich para criar um automóvel destinado ao povo alemão. Hitler pediu
ao ilustre engenheiro austríaco para projetar um carro econômico, robusto e
espaçoso, todas as características que a seguir seriam as do Volkswagen Fusca.
O Volkswagen Fusca (português brasileiro) ou Volkswagen Carocha
(português europeu) foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia
alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o
recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T. O último modelo do Fusca foi
produzido no México em 2003.
No início da década de 1931 a Alemanha era assolada por uma dura
recessão, e tinha um dos piores índices de motorização da Europa. A maioria de
suas fábricas era especializada em carros de luxo, montados à mão, e ainda
muito caros. Por isso, e mais uma série de fatores, a ideia de um carro
pequeno, econômico e fácil de produzir começou a ganhar popularidade. Era o conceito
do "Volks Auto" - ou "Volks Wagen", expressões alemãs que
traduzem a ideia do "carro popular".
Esta ideia cativou também o projetista de carros austríaco Ferdinand
Porsche, um conceituado engenheiro da época, que desde 1931 abrira seu próprio
escritório de desenho. Ele também tinha os seus planos para o VolksAuto, planos
estes que em breve começariam a ser postos em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário