1906 - 14 BIS
A imagem mostra a contribuição de um jumento para o teste do 14 Bis.
O 14-bis foi um avião híbrido construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont em 1906 e testado entre os dias 19 e 23 de julho desse ano na cidade de Paris, França, sendo o primeiro objeto mais pesado que o ar a projetar-se do solo por impulsos próprios, superando a gravidade terrestre, o atrito do ar e as leis básicas da física.
O 14-bis era constituído por um aeroplano unido ao balão 14, que fora utilizado em voos feitos por Santos Dumont em meados de 1906. A bordo, Alberto Santos Dumont, conferindo a hora em seu relógio de pulso e verificando a direção do vento. Voou cerca de sessenta metros a uma altura de dois a três metros com seu 14 Bis.
Daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo", devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado. No dia 3 de setembro de 1906, duplicou a potência do aparelho, instalando um motor de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24 até então utilizado. Transformou o 14-bis assim no Oiseau de Proie, com o qual obteve um salto de 8 metros em 13 de setembro de 1906.
Fez modificações no avião: envernizou a seda das asas para aumentar a
sustentação, retirou a roda traseira, por atrapalhar a decolagem, e cortou a
estrutura portadora da hélice. Em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle,
na cidade de Paris, o Oiseau de Proie II decolou usando seus próprios meios e
sem auxílio de dispositivos de lançamento, percorrendo 60 metros em sete
segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil
espectadores. Esteve presente a Comissão Oficial do Aeroclube da França,
entidade reconhecida internacionalmente e autorizada a homologar qualquer
evento marcante, tanto no campo dos aeróstatos como no dos "mais pesado
que o ar".
Em 12 de novembro do mesmo ano, com o avião - agora o Oiseau de Proie
III - provido de ailerões rudimentares para ajudar na direção, percorreu 220
metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário